SIGA-NOS
 
PARTILHAR:  
Imprensa
Abertas inscrições para vendedores na Galaicofolia 2017
Já se encontram abertas as inscrições para a participação na edição de 2017 da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, nomeadamente para o Mercado Romano e Espaço Zythos.
Promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, o evento vai decorrer nos dias 21, 22 e 23 de julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã recriando o modus vivendi da aldeia galaica existente há cerca de 2000 anos. A iniciativa insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município e visa promover a cultura, a arte, o artesanato, a gastronomia e a enogastronomia do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica.
 
O Mercado Romano, o Espaço Zythos/Enogastronomia e a Tabernae/Área Alimentar pretendem fazer a recriação histórica da época de funcionamento do castro de S. Lourenço, ou seja, no período pré-romano e romano e imediatas influências culturais.
 
O Artesanato, que estará representado no Mercado Romano, é uma das expressões mais representativas da cultura popular, demonstrado por diversas formas e diferentes materiais. Esta manifestação cultural assumiu diferentes funções ao longo da História, sendo necessário, no presente, preservá-la e divulgá-la.
 
A Gastronomia e a Enogastronomia, presentes na Tabernae/Área Alimentar e no Espaço Zythos, são manifestações culturais tão ancestrais como o próprio Homem. A Área Alimentar e o Espaço Zythos procuram congregar diferentes produtos gastronómicos, destacando-se, no espaço da enograstronomia, a cerveja artesanal, bebida muito em voga no período de ocupação do castro de S. Lourenço.
 
Podem candidatar-se como vendedores a estes espaços da Galaicofolia artesãos, mercadores, místicos e vendedores de produtos enogastronómicos (cerveja artesanal, cidra, hidromel, tapas variadas, etc) que se enquadrem nesta recriação histórica. O regulamento de participação pode ser consultado no site do evento - www.galaicofolia.com, nas áreas Mercado Romano e Espaço Zythos.
 
Os candidatos devem formalizar a candidatura, até ao dia 31 de maio, através do preenchimento da Ficha de Candidatura e da apresentação dos documentos solicitados no regulamento. As candidaturas podem ser remetidas por correio, para a Município de Esposende – Galaicofolia, Praça do Município, 4740-223 ESPOSENDE, por e-mail, para info@galaicofolia.com ou entregues em mão na portaria da Câmara Municipal de Esposende.